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No entanto, pode acontecer de faltar algum documento ou de alguns estarem ilegíveis, resultando em um “cumprimento de exigência”.

O “cumprimento de exigência” é um processo que ocorre quando, durante a análise de um pedido de benefício, são encontradas pendências documentais que precisam ser resolvidas.

Basicamente, é um pedido para complementar documentos ou informações. O segurado é notificado sobre essas pendências através do aplicativo, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).

É importante salientar que o prazo para o cumprimento de exigências é de 30 dias, a partir da data em que o interessado toma conhecimento. Este prazo pode ser prorrogado, desde que o interessado faça um pedido formal e justificado.

Meu INSS

Para cumprir uma exigência através do Meu INSS, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS através do site http://gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular.

  2. Clique em “Acessar com http://gov.br ” e faça login na sua conta usando o CPF e a senha.

  3. Procure pelo ícone de “Cumprimento de exigência”.

  4. Clique no número do protocolo correspondente à exigência que você deseja cumprir.

  5. Confirme que está cumprindo a exigência.

  6. Anexe os documentos necessários em formato digitalizado clicando no símbolo “+”.

  7. Clique em “Avançar”, leia as informações apresentadas e clique em “Avançar/Finalizar” para enviar o pedido.

Você pode verificar quais são os pedidos pendentes e acompanhar o andamento do processo. Lembre-se de que todos os documentos devem estar legíveis e em formato digitalizado.

Agendamento pela Central 135

Se o segurado encontrar dificuldades para acessar o Meu INSS ou preferir o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135.

As ligações são gratuitas, tanto para celulares quanto para telefones fixos. Nesse caso, o segurado deverá comparecer à agência do INSS no dia e horário agendados, levando consigo os documentos originais solicitados.

A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para dar continuidade ao atendimento. A central de atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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